ARTIGO

A importância dos Rins

Autor: admin | Data: 27/11/2018

Você já se apercebeu da importância dos rins? Provavelmente a única função que talvez você conheça seja a filtração do volume sanguíneo corporal. Mas saiba  que os rins são órgãos de fundamental importância  e que ocupam papel decisivo para a manutenção da saúde. Os rins são responsáveis por variadas funções, dentre elas o controle da pressão arterial, a produção de hormônios como a vitamina D³ e a eritropoetina, a filtração do sangue, a reabsorção de substâncias e a eliminação de excretas metabólicos fruto das reações químicas realizadas no organismo, o equilíbrio hidroeletrolítico dentre outras. 

Vários fatores predisponentes quando não mensurados e evitados podem comprometer a funcionalidade dos rins e consequentemente sendo determinantes no prejuízo das funções cardiorespiratórias, nervosa osteomuscular dentre outras, a saber a baixa ingesta hídrica, o uso abusivo de antiinflamatórios e antibióticos, fatores dietéticos, doenças crônicas tratáveis com o diabetes e a hipertensão arterial.

O agravamento da função renal devido a injúrias oriundas dos hábitos de vida podem levar ao maior comprometimento da função, podendo desencadear a insuficiência renal, sendo essa aguda ou crônica, necessitando como tratamento da mesma a filtração extracorpórea feita através da terapia renal substitutiva.