ESTÁGIO

Os estágios profissionais supervisionados são desenvolvidos na perspectiva de incrementar a formação dos participantes por meios das práticas de seus conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula em oportunidades concretas de trabalho, permitindo vivenciar a realidade do processo assistencial.

Nesta direção, o estágio previsto na estrutura curricular representa uma oportunidade de aplicar em situações reais de trabalho os conhecimentos adquiridos durante o curso, as habilidades que o profissional precisa desenvolver para saber fazer e as atitudes que repercutem no posicionamento pessoal em face das exigências assistencial. É obrigatório e, nesse sentido, o Diploma só será conferido ao aluno que tenha integralizado a carga horária das disciplinas do Curso a que se refere o estágio curricular.

O estágio profissional é realizado em ambiente específico, junto a Instituições de Saúde de direito público ou privado, com os quais a escola mantém convênios. A Escola assegurará ao estagiário ou grupos de estagiários professores orientadores para acompanhamento das atividades definidas no plano de trabalho. Assim, o estágio terá a supervisão de um docente/instrutor para cada área temática e um Coordenador de Estágio que oferecerá a orientação necessária para que os alunos possam atuar com segurança nas áreas de trabalho.

Toda a atividade executada pelo aluno será acompanhada, na tentativa de amenizar os riscos no caso de insegurança.

OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio profissional curricular realizado ao longo do curso deverá consolidar, no mínimo, os seguintes objetivos:

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno a complementação de sua formação profissional e a prática profissional supervisionada sob a supervisão e orientação técnico-didática, dos conhecimentos e habilidades sistematizados em sala de aula.

Objetivos Específicos:

Abrangência/clientela

O estágio profissional supervisionado será realizado, obrigatoriamente, por participantes matriculados regularmente nos Cursos Técnicos em oferta na FORTES - Fortes Formação Técnica em Saúde. O estagiário desenvolverá suas atividades dentro da linha de sua formação.

Sistemática Operacional

O estágio profissional supervisionado iniciar-se-á a partir do segundo módulo desenvolvendo-se, paralelamente, ao longo do curso em atividades correlacionadas ao perfil de formação profissional de modo a oportunizar o intercâmbio de conhecimentos, de informações e de experiências entre alunos.

O estágio profissional supervisionado nos campos de conhecimento de realização será oferecido em horário diferenciado e deverá ficar sob a responsabilidade do Coordenador de Estágio, docente/instrutor e do estagiário, nos hospitais, clínicas, postos de saúde referenciados com os quais a FORTES - Fortes Formação Técnica em Saúde, manterá convênios, localizados em Salvador e região.

O estágio supervisionado marcará o momento cujo objetivo deva ser capacitar o aluno a dominar todo o instrumental necessário para intervir na dinâmica operacional do processo de assistência, por meio do aprofundamento dos conhecimentos vinculados aos campos de conhecimento do curso e de sua prática mais efetiva junto ao cliente/paciente.

As atividades didático-pedagógicas serão desenvolvidas alternando períodos intensivos de aulas e práticas na FORTES - Fortes Formação Técnica em Saúde que utiliza Sala Técnica estruturada com as condições necessárias ao desenvolvimento das experiências teóricas e práticas programadas para a formação profissional pretendida, disponível na escola, com períodos de práticas supervisionadas em que os alunos desenvolvem seus trabalhos nos hospitais indicados.

A vivência prática é parte obrigatória do Curso, não se constituindo em vínculo empregatício para o estagiário. O aluno que comprovar legalmente o exercício das atividades poderá ser dispensado parcial ou totalmente dos estágios a critérios de análise e parecer dos docentes e da coordenação pedagógica da escola.